Nossa história

• Abril de 2021. Em um momento particularmente difícil no enfrentamento da pandemia de covid-19 no Brasil – com elevado número de doentes graves, hospitais superlotados e constante ameaça de escassez de equipamentos e medicamentos para atender à demanda –, o executivo Fernando Torelly, superintendente corporativo/CEO do HCor em São Paulo, lançou, no dia 8, um desafio em suas redes sociais: “Estamos vivendo um momento desafiador para a gestão hospitalar. Precisamos compartilhar experiências de eficiência em gestão para apoiar hospitais e seus gestores no enfrentamento dos atuais e futuros desafios. Gostaria de organizar uma rede de gestores hospitalares que dediquem um pouco do seu tempo para voluntariamente compartilhar suas experiências na gestão eficiente de organizações de saúde. Se você quer participar, me envie uma mensagem”.

• Dez dias depois, 85 profissionais de diversas áreas da saúde, de dez estados brasileiros, já estavam debatendo uma proposta de trabalho para o grupo, que passou a se denominar Voluntários da Saúde, com um objetivo: contribuir para aprimorar a gestão de hospitais brasileiros que atendem ao SUS, a fim de que possam qualificar o processo de gestão e o atendimento à população.

• No início de maio, os voluntários já eram mais de 260; em junho, o número aproximou-se dos 400, de 24 estados brasileiros. Médicos, enfermeiros, nutricionistas, administradores, fisioterapeutas, engenheiros, advogados, jornalistas, designers e outros profissionais atuantes na área da saúde que decidiram compartilhar suas experiências voluntariamente para ajudar a reduzir as desigualdades no acesso ao conhecimento e às boas práticas de gestão.

• Com a grande adesão de profissionais de diferentes áreas em todo o país, o grupo Voluntários da Saúde organizou-se em comitês técnicos por áreas de atuação e divulgou sua proposta de trabalho nas redes sociais.

• Logo surgiu o primeiro interessado no apoio à melhoria da gestão: o Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES), de Porto Alegre (RS). Criado em 2014 e com atendimento 100% SUS, a instituição requisitou consultoria para seu processo de planejamento estratégico, buscando caminhos para a ampliação dos serviços e a informatização dos processos.

• O grupo Voluntários da Saúde criou um perfil no LinkedIn para divulgar sua proposta e captar novos voluntários. Também foi disponibilizado um endereço de e-mail para envio de pedidos de apoio por hospitais públicos ou filantrópicos com atendimentos ao SUS.

• Com crescente número de voluntários e de hospitais apoiados, o lançamento oficial da iniciativa ocorreu no dia 1° de julho, em São Paulo, durante a solenidade de premiação dos “100 Mais Influentes da Saúde da Década”, promovida pelo Grupo Mídia e que distinguiu o líder do grupo de voluntários, Fernando Torelly.

Voluntários da Saúde

• Em 11 de novembro de 2021, mais um passo importante em busca do sonho de transformar a saúde no Brasil: o grupo evoluiu para a constituição da Associação dos Voluntários da Saúde (AVS). Representantes de todos os grupos técnicos estiveram presentes na reunião que formalizou a nova etapa, realizada na sede da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e contando com o apoio desta entidade. Na ocasião, também foi empossada a primeira diretoria da Associação.

• O ano de 2022 iniciou-se com oito hospitais apoiados e com um contingente de 600 voluntários, distribuídos em diferentes grupos de trabalho.

• Buscando qualificar cada vez mais os serviços ofertados aos clientes, em fevereiro a Associação instalou, em espaço de coworking, sua sede administrativa, na cidade de São Paulo. Também foi contratado um assistente executivo para apoiar as atividades dos grupos de trabalho, em processo de reorganização, e dos projetos em desenvolvimento.

• Na condição de associação legalmente constituída, a AVS passou a poder receber apoio de outras entidades. O primeiro parceiro oficial foi a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), que, em março de 2022, adotou a AVS como sua iniciativa institucional de responsabilidade social.

Voluntários da Saúde

• Graças a esta parceria, a AVS passou a dispor de uma sala de reuniões e uma sala administrativa na sede da Anahp.