Voluntários da Saúde

AVS: um ano depois, muitas histórias pra contar

08/04/2022 vlsaude Comments Off

Em um momento particularmente difícil no enfrentamento da pandemia de covid-19 – com elevado número de doentes, hospitais superlotados e ameaça de escassez de equipamentos e medicamentos –, o executivo Fernando Torelly, CEO do HCor, lançou um desafio nas redes sociais: “Estamos vivendo um momento desafiador para a gestão hospitalar. Precisamos compartilhar experiências de eficiência em gestão para apoiar hospitais e seus gestores no enfrentamento dos atuais e futuros desafios. Gostaria de organizar uma rede de gestores que dediquem um pouco do seu tempo para voluntariamente compartilhar experiências”.

Dez dias depois, 85 profissionais de diversas áreas estavam debatendo uma proposta de trabalho para o grupo, que passou a se denominar Voluntários da Saúde. Em maio, os voluntários já eram mais de 260; em junho, aproximavam-se dos 400. Médicos, enfermeiros, nutricionistas, administradores, engenheiros, advogados, jornalistas e outros profissionais atuantes na área da saúde que decidiram compartilhar suas experiências voluntariamente para ajudar a reduzir as desigualdades no acesso ao conhecimento em gestão.
Os voluntários organizaram-se em grupos técnicos por áreas de atuação e divulgaram sua proposta nas redes sociais.

Logo surgiu o primeiro interessado em consultoria, com foco em planejamento estratégico: o Hospital Restinga e Extremo-Sul, de Porto Alegre. Hoje, este projeto já está concluído e outros 12 estão em andamento,
Com crescente número de voluntários e de hospitais apoiados, o lançamento oficial da iniciativa ocorreu no dia 1° de julho, durante a solenidade de premiação dos “100 Mais Influentes da Saúde da Década”, promovida pelo Grupo Mídia.

Em novembro de 2021, o grupo constituiu-se formalmente como uma entidade – a Associação Voluntários da Saúde – e empossou sua diretoria. Nesta nova condição, também passou a poder receber apoio de outras entidades e oferecer recursos necessários à execução dos projetos. O primeiro parceiro oficial foi a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), que adotou a AVS como iniciativa de responsabilidade social.

Hoje, somos cerca de 600 voluntários movidos pelo propósito de compartilhar conhecimento e cuidar da gestão da saúde. Possuímos sede em espaço de co-working em SP, além de uma sede administrativa e uma sala de reuniões cedidas pela Anahp.
Temos realizado dezenas de lives para compartilhar conhecimentos e expertise. Também nos associamos a projetos de solidariedade, como o envio de doações, em parceria com a Anahp, aos afetados pelas chuvas na Bahia.

Foi um ano de muitas conquistas e que trouxe enorme gratificação para os voluntários da saúde. Afinal, como sempre ressalta o presidente da Associação, Fernando Torelly, o trabalho de voluntariado, se faz bem às instituições apoiadas, faz um bem ainda maior àqueles que têm a oportunidade de doar seu conhecimento para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária!