Associação Voluntários da Saúde é destaque no CONAHP 2022

15/11/2022 vlsaude Comments Off

Evento marcou o primeiro encontro presencial de voluntários e instituições assistidas pela Associação Voluntários da Saúde

Na última semana, a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) realizou o seu principal evento: o Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp 2022). Durante cinco dias, o Conahp 2022 aconteceu de forma híbrida, com atividades virtuais e presenciais, e a Associação Voluntários da Saúde (AVS) teve a oportunidade de apresentar seus trabalhos a milhares de congressistas.

A Anahp é uma entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do País que surgiu para defender os interesses e necessidades do setor, bem como expandir as melhorias alcançadas pelas instituições privadas para além das fronteiras da saúde suplementar.

EDIÇÃO ABERTA AO PÚBLICO

Os dias 7, 8 e 9 de novembro foram marcados por palestras on-line e gratuitas com diversos especialistas da saúde, que obteve a participação de mais de 9 mil espectadores. Em parceria inédita com a Anahp, a AVS protagonizou a sessão Conahp Social para divulgar os projetos oferecidos aos hospitais e instituições assistidas por ela que atendem ao SUS. Antes mesmo do evento, ocorreu uma votação no site do congresso para decidir quais dessas iniciativas teriam a chance de representar a AVS na modalidade presencial do evento.

Ao todo, o Conahp Social recebeu mais de 8.360 votos e, durante o quadro Conahp Café, foram nomeados os três projetos mais votados, acompanhados de um bate-papo entre seus líderes, voluntários diretamente envolvidos e o presidente da Associação Voluntários da Saúde, Fernando Torelly. A lista dos três primeiros colocados é formada por: Gestão e Busca pela Acreditação – Instituto São Vicente de Paula (MG) – 3.323 votos; Diagnóstico e Busca pela Excelência – Santa Casa Três Pontas (MG) – 2.074 votos; e Gerenciamento de Projetos – Vila São Cottolengo (GO) – 1.509 votos.

“Trabalhar em conjunto com os voluntários foi um presente que nosso hospital recebeu e que está recebendo. O desenvolvimento do projeto, com esse apoio, melhorou muito a qualidade e segurança na saúde do nosso instituto”, Auxibio Andrade – Instituto São Vicente de Paulo.

“Trazer essa experiência de fora, de grandes centros, que tenham uma referência muito maior, uma capacitação diferenciada, é a importância da Associação Voluntários da Saúde aqui no nosso hospital. Essa capacitação nos traz a esperança de pensar com foco na mudança de cultura e, principalmente, na segurança do nosso paciente”, Giselle Azevedo – Santa Casa Três Pontas.

“Em um tempo muito curto, nós começamos a vislumbrar resultados. Resultados que, talvez, nós não conseguiríamos tão cedo. Estamos conseguindo profissionalizar a nossa gestão a partir da consultoria, da mentoria e do acompanhamento desses grandes profissionais”, Marco Aurélio da Silva – Vila São Cottolengo.

REENCONTRO E PARCERIAS

CONAHP 2022
Participantes dos projetos mais votados contaram suas experiências nos projetos em um bate-papo, com Fernando Torelly, no Conahp Café
CONAHP 2022
Mais de 100 pessoas, entre voluntários e representantes de instituições assistidas, estiveram no estande para apresentar a AVS no Conahp 2022

Após dois anos de período pandêmico pela Covid-19, o Conahp retomou suas atividades presenciais nos dias 10 e 11 de novembro. Os mais de 4,7 mil congressistas puderam acompanhar palestras e debates interativos e ao vivo com grandes nomes da saúde nacional e internacional.

Ao lado de dezenas de estandes de hospitais e organizações do setor, a Associação Voluntários da Saúde contou com um espaço próprio e reuniu, pela primeira vez, boa parte de seus voluntários e representantes das instituições assistidas. Ao todo, mais de 100 integrantes de vários locais do Brasil estiveram presentes para apoiar na disseminação do propósito da AVS de facilitar o acesso ao conhecimento em saúde no setor público.

O momento, que foi marcado pela mobilização dos voluntários, também proporcionou feitos históricos. A AVS consolidou a colaboração com a empresa Medportal por meio do lançamento da plataforma digital educacional EAD Escola de Voluntários. A iniciativa visa oferecer cursos técnicos e científicos para incentivar o aprimoramento dos métodos dos voluntários na condução dos projetos. Além dos membros, as instituições assistidas pela associação também terão acesso aos treinamentos.

Com ampla visibilidade durante o evento, a associação firmou outra parceria com a Associação Brasileira CIO Saúde (Abcis), que reúne agentes da transformação digital para melhoria do setor de saúde, promovendo programas de treinamento e educação, especializações e certificações.

A empresa Verzo, especialista no auxílio ao aprimoramento de resultados financeiros de hospitais, também aproveitou o momento para se juntar à transformação da saúde pública ao lado da AVS. Com soluções de rápida implantação, a empresa apoia equipes de instituições de saúde, de cadastro e ciclo de receita, na gestão financeira para o atingimento de seus objetivos.

Para Fernando Torelly, a participação da AVS no Conahp 2022 foi importante para fortalecer a instituição para o futuro. “Este foi nosso primeiro evento, no qual apresentamos nosso trabalho para toda a sociedade e conseguimos mais parcerias para a causa. Temos certeza de que no ano que vem a Associação Voluntários da Saúde vai estar maior, melhor, apoiando mais hospitais do SUS e democratizando o conhecimento em gestão para ajudar a transformar a qualidade de saúde do povo brasileiro”, comenta.

Confira abaixo a galeria de fotos: